segunda-feira, 2 de abril de 2018

Studyflix (Formato Tecnológico de uma Provedora Global de Estudos Via Streming) Inovação de Chester M. Pelegrini


Site com informações da Inovação Tecnológica StudyFlix(C) (Ed Tech, Startup na área Educacional). 

Registrado no US Copyright Office, Estados Unidos da América N. Txu-2-092-861 e no Escritório de Direitos Autorais do Brasil N. 781.124. 

Observações legais e apresentações iniciais: Descrição monográfica do Formato de Tecnologia da Engenharia da Informação (Tecnologia da Informação) referente aos Formatos protegidos por Direitos Autorais/Copyrights segundo a Jurisprudência Brasileira e Norte-Americana criado por Paulo Eduardo (Chester) Martins Pelegrini criador e detentor do formato StudyFlix© para fins de registro e tangibilidade do formato conforme a Lei de Direitos Autorais (artigo 7° incisos; X, XII e XII da Lei 9.610/98) na área de inovações tecnológicas na área de Engenharia da Informação (TI) onde a Lei de Direitos Autorais do Brasil e dos Estados Unidos da América e de vários países do mundo atribuem que formatos nesta área específica são tratados por Copyrights e Direitos Autorais em suas respectivas legislações nacionais. Proibida a utilização do StudyFlix© sem autorização do Detentor dos Direitos Autorais/Copyrights da criação/inovação/obra/propriedade intelectual sem pagamento de Royalties e/ou autorização formal onerosa e por escrito entre inovador e o possível interessado em utilizar a propriedade intelectual. Registro válido em todos os países signatários da Convenção de Berna ou que tenham acordos de propriedade intelectual com o Brasil. Registrado no EDA-BN. (Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Brasil (Equivalente ao US Copyright Office dos EUA). As marcas, modelos de negócios, empresas e produtos citados são propriedade intelectual de seus respectivos donos e são citados neste registro apenas como ilustração do formato da inovação com fins de cognoscibilidade dos registradores da inovação desenvolvida para que os registradores e posteriormente os possíveis investidores tenham uma clara e exata noção do que se trata a inovação e o formato que fora desenvolvido e a atividade inventiva desenvolvida e a posterior constituição final da propriedade intelectual.

Nome técnico da Inovação/Propriedade Intelectual/Título: StudyFlix©(FTPGEVS)

Resumo Técnico do Formato de Engenharia da Informação/Tecnologia da Informação:  StudyFlix©(FTPGEVS - Formato Tecnológico de uma Provedora Global de Estudos Via Streaming).

Início da Descrição da Inovação. Conteúdo do Formato Tecnológico (Elementos constitutivos da Inovação) de Engenharia/Tecnologia da Informação.

         Não é novidade que cursos variados estejam disponíveis de forma online. O que se pretende com este registro não é a proteção da ideia subjacente à inovação de “prestação de serviços de educação “online” ou “E-learning”, o que é obviamente absurdo e nem poderia ser de outra forma, já que as ideias não são protegidas segundo as legislações de direitos autorais/copyrights mundiais e não é este o nosso objetivo, mas de fato o Formato da Inovação totalmente inovador aqui proposto, das várias opções que possam ser configuradas com a mesma ideia principal: “Ensino online ou E-learining”. Esta inovação descrita a seguir tem os requisitos de criatividade e originalidade, como os registradores dos escritórios de Direitos Autorais poderão comprovar ao longo desta explicação para a tangibilidade o que torna o Formato da inovação algo mais concreto que uma simples ideia, mas não tão exaustivo como uma descrição altamente detalhada para evitar justamente a contrafação da propriedade intelectual, já que neste meio é comum que contrafatores tentem mudar alguns elementos, acrescentar ou tirar alguns elementos da forma de expressão e do formato com a finalidade de não pagamento dos royalties devidos aos criadores originais confundindo os nobres julgadores do poder judiciário responsáveis por dirimir os conflitos de propriedade intelectual após geralmente abusos cometidos contra os detentores de propriedade intelectual, que desejam não pagar os royalties merecidamente devidos.

Com o estrondoso sucesso da empresa Netflix, que desbancou as empresas de locadoras físicas de filmes, antes disponíveis em fitas-cassete, e depois em CD-roms, DVD´s e por fim em Blue-Ray (exemplos de discos ópticos) os criadores do Netflix tentaram vender a inovação para a Blockbuster (maior locadora de mídias físicas em discos ópticos do mundo na época) mas não obtiveram sucesso, hoje a Netflix que vende entretenimento com opções “ilimitadas” (um grande acervo a um preço mensal baixo) via “streaming”[1] se tornou referência no entretenimento além de praticamente extinguir as locadoras físicas de filmes e até mesmo combater a pirataria e até deixar em desusos e obsoletos os antigos aparelhos de leitores de CD-rom, DVD-rom, Blue-Ray entre outros apesar de ainda existirem.

         Um dos elementos do StudyFlix© seria se tornar a “Netflix do Ensino, estudos, acadêmico ou científico com tecnologia, propriedade intelectual, gerando royalties e recolhendo impostos ao Brasil” oferecendo um formato onde os assinantes teriam acesso a cursos e livros com grande quantidade de opções (ilimitada) por um preço baixo mensal, de livros, vídeo-aulas, congressos, palestras, seminários entre várias outras possibilidade de transmissão de conhecimento com fins de ensino que existam ou venham existir num futuro próximo, como por exemplo projeções holográficas entre outras inovações que possam surgir que representam os dispositivos de reprodução[2].

         Também poderia ser oferecidos descontos nos cursos de longa duração como os de graduações online. Por exemplo: Curso de uma universidade “X” Online custa um determinado valor, para os estudantes do StudyFlix© poderia haver um desconto se for comprado pela plataforma.

         Outra opção do StudyFlix© seria fechar parcerias com instituições de ensino online locais (da cidade do assinante/estudante) para fechar pacotes semipresenciais ou que tenham que ir a um local fazer a prova em um local físico para obter os diplomas ou certificações oferecidas na plataforma StudyFlix©.

         Na plataforma StudyFlix© poderia ter um local para o aluno fazer anotações (semelhante ao de cursos online, opcional, pode ter ou não). As anotações dos alunos podem virar um PDF escrito para ser impresso ou ainda vira áudio (programas tipo o Panopreter de converter textos para áudio).

         Busca de estudos online na cidade ou por raio mais próximo de onde o cliente está. No Brasil e em outros países poderia existir uma área específica para “concurseiros” (alunos dedicados a passar em concursos públicos ou privados, opção opcional, pode ter ou não) em geral e cursos preparatórios para os cursos de admissão em faculdades e universidades do Brasil (ENEM, por exemplo, opcional pode ter ou não).

         Na área do aluno poderia ter ou não (opcional) espaços para estudo e o conteúdo do ensino poderia ser direcionado as falhas ou progressos dos alunos semelhantes à plataforma Khan Academy plataforma de ensino gratuita que, por exemplo, vê os exercícios que o aluno está errando mais nos testes e reforça com mais exercícios onde o aluno está mais errando. E também pode ter uma área de cursos gratuitos também como nesta plataforma citada.

         O StudyFlix© terá que se ater as questões regulatórias de cada Estado ou País em relação ao ensino, requisitos mínimos entre outras questões para os diplomas, certificados, horas aulas, requisitos de cada curso valerem na prática.

         StudyFlix© pode ter a opção de cursos por instituições de ensino, ou a opção “professores”. Por exemplo, curso de graduação universidade “X”, ou “Aulas de “matéria X” do Professor tal”. Professores ganhariam direitos autorais pelo tanto de views[3] no sistema StudyFlix© assim como a visualização dos livros, palestras, vídeo aula e todos os materiais que podem ter direitos autorais disponíveis na plataforma.

         O StudyFlix© pode ter um sistema de buscas de cursos por palavras chaves e notas dos cursos. No Brasil há a nota do Enade do Governo Federal do Brasil que avaliam os cursos podem ser separados pelas respectivas notas ou rankings diversos das faculdades e outras informações relevantes para os alunos.

         Abaixo um exemplo de tela do StudyFlix©[4]




Há a possibilidade opcional também (pode ter ou não ter) de existência dentro do StudyFlix© de bibliotecas temáticas relativas ao cursos ou de qualquer tema como o exemplo abaixo[1]:




No caso dos livros disponíveis para leitura aos assinantes/estudantes poderia haver a opção “ouvir o livro em áudio” como uma opção a mais. Assim os livros virariam arquivos streaming de áudio semelhante ao aplicativo de músicas Spotify.


         O StudyFlix© não seria apenas mais uma “Escola Virtual” ele também seria uma rede social de estudantes (opcional pode não ter este recurso necessariamente) tipo o Linkedin e Facebook (semelhantes mais não idênticos), contendo amigos ou pessoas que estudam na mesma área, para os estudantes poderem formar grupos de estudos, trocarem dúvidas, material e experiências como nos grupos de estudos do Whatsapp (semelhante mais não idênticos) atual onde os alunos trocam PDFs, links e demais informações.


         A seguir exemplo de Ambiente Virtual StudyFlix©[1]





StudyFlix© pode ter (opcional ou não ter) uma área padronizada de ambientes virtuais ou em caso de vários convênios com várias instituições de ensino ou professores pode agregar cada modelo de cada site ou sistema de cada instituição de ensino online, aumentado assim a flexibilidade do StudyFlix© podendo então o formato do StudyFlix© ser aberto ou fechado neste requisito.

         No exemplo da biblioteca pode ter uma única biblioteca StudyFlix© ou acesso a várias e assim por diante em relação a aplicativos entre outros, além de pode ter interligações com vários outros produtos ou sites dentro do formato da inovação.

         Outro exemplo de recursos adicionais (opcionais podem ter ou não) do formato de tecnologia seria a de tela uma de estágios em empregos[1]




Os empregadores também poderiam (opcional no formato) colocar vagas de empregos ou estágios dentro do StudyFlix©, já que o maior objetivo dos estudantes ao fazer um curso ou qualificação é conseguir um bom emprego ou colocação no mercado de trabalho como na rede Linkedin (exemplo de rede social ligada a profissões da atualidade) os assinantes poderiam deixar a opção de compartilhar seus desempenhos nos cursos (boletins virtuais) deixarem eles visíveis ou não em seus perfis da rede social estudantil StudyFlix©

         Os grupos de estudos StudyFlix© (opcional no formato) podem ser utilizados em celulares em aplicativos separados ou conjunto ao formato do StudyFlix© semelhantes aos aplicativos de mensagens instantâneas Whatsapp[1] por exemplo ou não (recurso do formato tecnológico é opcional, não essencial ao formato que pode ser mais enxuto):





O StudyFlix© caso utilize esta opção em cada vídeo, palestra, seminário, congresso ou demais conteúdos de ensino, ciência ou acadêmico, pode assim como no Youtube (exemplo de site de compartilhamento de vídeos mais popular atualmente. Recursos adicionais podem ter ou não) pode ter espaços para classificação do vídeo pelo público, comentários dos outros participantes da rede social educativa, e opções semelhantes aos recursos atualmente disponíveis no Youtube, abaixo uma tela de exemplo do canal de ensino Univesp TV nesta plataforma:




Uma das formas de rentabilidade do StudyFlix© poderia assim como no Spotify (Serviço de streaming de músicas mais popular atualmente, como exemplo) oferecer vídeos e demais conteúdos com propaganda para os assinantes que não pagassem nada, ou tirar as propagandas dos usuários “premium” semelhante ao utilizado pelo Spotify. Ou também a pessoa pagar uma mensalidade e ter acesso a vários, além de outras opções como cursos mais longos ter que pagar alguma taxa adicional.

Este, portanto é o Formato de Engenharia da Informação da inovação StudyFlix© com toda sua essência da obra para fins de tangibilidade da criação intelectual e registro nos órgãos competentes para que surta todos seus efeitos legais perante terceiros. Alguns poucos elementos podem ser alterados, suprimidos ou acrescentados sem, contudo alterar a essência da propriedade intelectual que manterá sua originalidade, inventividade e funcionalidade intactas.

Final da Descrição Monográfica da inovação/propriedade intelectual do StudyFlix©(FTPGEVS - Formato Tecnológico de uma Provedora Global de Estudos Via Streaming) para fins de registro/averbação EDA-BR (Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional). Todos Direitos Reservados a Chester Martins Pelegrini (Inventor autônomo brasileiro desde 2.001).




[1] A referência ao aplicativo Whatsapp é apenas para reconhecimento e entendimento (cognoscibilidade) da inovação mostrando recursos, produtos, formatos, aplicativos entre outras coisas semelhantes. O StudyFlix pode ser associado a um tipo ou vários outros modelos, sites, aplicativos semelhantes ou concorrentes ou a que venham ser desenvolvidos especialmente para o formato StudyFlix.




[1] A tela de exemplo é a do Linkedin apenas para ilustrar, o StudyFlix pode se associar a um ou vários sites de buscas de emprego não se restringindo de forma alguma ao modelo aqui apresentado apenas com objetivos de cognição intelectual da propriedade intelectual.


[1] O Layout pode ser de outra forma na prática, é utilizado apenas um exemplo de um existente para que o formato seja mais bem compreendido e pela tangibilidade da propriedade intelectual. Exemplo utilizado para o ambiente virtual da Faculdade Online Damásio Educacional Devry. Conforme a descrição do modelo pode ser utilizada um modelo padrão, ou até mesmo vários de cada instituição de ensino correspondente ou os próprios ambientes virtuais já existentes ou aprimorados em cada instituição de ensino.


Atividade de Design Thinking do Studyflix (Edital de Inovação da Inova Prudente) (Clique aqui para ver a apresentação)

Canvas do Studyflix (Clique aqui para ver o Canvas).




[1] Os Livros mostrados servem apenas como exemplo para fins de registro de Copyrights, seus títulos, capas e conteúdos são propriedade intelectual de suas editoras e autores. O Exemplo da biblioteca é o utilizado pela Instituição de Ensino Fipecafi/USP.


[1] Serviço que passa o conteúdo sem a opção de download, evitando assim a pirataria, além de proporcionar melhores meios de arrecadação de direitos autorais pelo tanto de visualizações dos filmes, séries e demais conteúdos oferecidos.
[2] Hoje em dia os dispositivos mais utilizados são os celulares, tablets, Computadores Individuais, SmartTVs entre outras, o que se quer proteger é que novos dispositivos podem surgir além dos existentes e garantir a proteção do StudyFlix também nestes novos dispositivos da “Internet das coisas” caso vierem a existir.
[3] Visualizações em inglês, termo mais utilizado atualmente.
[4] As marcas referentes às universidades são meramente ilustrativas e pertencem aos seus respectivos proprietários, o objetivo deste registro não é a proteção do design da inovação, os exemplos tem apenas o objetivo de ilustrar e proporcionar a tangibilidade da inovação.


Leia-me (Informações Legais/Jurídicas):

Final da Descrição Monográfica da inovação/propriedade intelectual do BitMoney01$01$01© - Formato Tecnológico do Inventor autônomo brasileiro Chester Martins Pelegrini (desde 2.001). Aviso Legal/Jurídico©/Atenção: Em caso de utilização da inovação (criação intelectual aqui denominada STUDYFLIX©  bem intangível): O conhecimento transmitido por esta Monografia que descreve a Obra de Engenharia da Informação (Tecnologia da Informação) não autoriza qualquer pessoa, empresa ou investidor a utilizar, materializar, copiar parcial ou totalmente a inovação aqui descrita sem o devido pagamento dos Royalties ao detentor dos direitos autorais da inovação. Caso a alguém ou alguma empresa utilize a propriedade intelectual (bem intangível) do Autor Paulo Eduardo Martins Pelegrini, chamada “STUDYFLIX©”, mesmo com outra denominação, como forma de atualização de um programa ou aplicativo, ou de qualquer outra forma a pessoa ou empresa se compromete a pagar uma indenização no valor de US$ 20.000.000,00 (Vinte milhões de dólares), mais 10% (dez por cento) de todos os lucros advindos da utilização da inovação de forma permanente e contínua pagos anualmente enquanto a inovação for utilizada. Conta poupança para depósito: 0366 013 00015225-3 Banco Caixa Econômica Federal. Beneficiário: Paulo Eduardo M. Pelegrini na modalidade de contrato de adesão tácito entre o “Utilizador” e o Autor. Além desta cobrança de Royalties via judicial e cível o “Utilizador” se sujeitará as sanções penais do crime de violação de direitos autorais: Art. 184 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40 e possíveis responsabilidades penais.

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