Site com informações da Inovação Tecnológica StudyFlix(C) (Ed Tech, Startup na área Educacional).
Registrado no US Copyright Office, Estados Unidos da América N. Txu-2-092-861 e no Escritório de Direitos Autorais do Brasil N. 781.124.
Observações
legais e apresentações iniciais: Descrição monográfica do Formato de Tecnologia
da Engenharia da Informação (Tecnologia da Informação) referente aos Formatos protegidos
por Direitos Autorais/Copyrights segundo a Jurisprudência Brasileira e
Norte-Americana criado por Paulo Eduardo (Chester) Martins Pelegrini criador
e detentor do formato StudyFlix© para fins de registro e
tangibilidade do formato conforme a Lei de Direitos Autorais (artigo 7°
incisos; X, XII e XII da Lei 9.610/98) na área de inovações tecnológicas na
área de Engenharia da Informação (TI) onde a Lei de Direitos Autorais do Brasil
e dos Estados Unidos da América e de vários países do mundo atribuem que
formatos nesta área específica são tratados por Copyrights e Direitos Autorais
em suas respectivas legislações nacionais. Proibida a utilização do StudyFlix© sem
autorização do Detentor dos Direitos Autorais/Copyrights da
criação/inovação/obra/propriedade intelectual sem pagamento de Royalties e/ou
autorização formal onerosa e por escrito entre inovador e o possível
interessado em utilizar a propriedade intelectual. Registro válido em todos os
países signatários da Convenção de Berna ou que tenham acordos de propriedade
intelectual com o Brasil. Registrado no EDA-BN. (Escritório de Direitos
Autorais da Biblioteca Nacional do Brasil (Equivalente ao US Copyright Office dos EUA). As marcas, modelos de negócios,
empresas e produtos citados são propriedade intelectual de seus respectivos
donos e são citados neste registro apenas como ilustração do formato da
inovação com fins de cognoscibilidade dos registradores da inovação desenvolvida
para que os registradores e posteriormente os possíveis investidores tenham uma
clara e exata noção do que se trata a inovação e o formato que fora
desenvolvido e a atividade inventiva desenvolvida e a posterior constituição
final da propriedade intelectual.
Nome
técnico da Inovação/Propriedade Intelectual/Título: StudyFlix©(FTPGEVS)
Resumo
Técnico do Formato de Engenharia da Informação/Tecnologia da Informação: StudyFlix©(FTPGEVS - Formato
Tecnológico de uma Provedora Global de Estudos Via Streaming).
Início
da Descrição da Inovação. Conteúdo do Formato Tecnológico (Elementos
constitutivos da Inovação) de Engenharia/Tecnologia da Informação.
Não é novidade que cursos variados
estejam disponíveis de forma online. O que se pretende com este registro não é
a proteção da ideia subjacente à inovação de “prestação de serviços de educação
“online” ou “E-learning”, o que é obviamente absurdo e nem poderia ser de outra
forma, já que as ideias não são protegidas segundo as legislações de direitos
autorais/copyrights mundiais e não é este o nosso objetivo, mas de fato o Formato
da Inovação totalmente inovador aqui proposto, das várias opções que possam ser
configuradas com a mesma ideia principal: “Ensino online ou E-learining”. Esta inovação descrita a
seguir tem os requisitos de criatividade e originalidade, como os registradores
dos escritórios de Direitos Autorais poderão comprovar ao longo desta
explicação para a tangibilidade o que torna o Formato da inovação algo mais
concreto que uma simples ideia, mas não tão exaustivo como uma descrição
altamente detalhada para evitar justamente a contrafação da propriedade
intelectual, já que neste meio é comum que contrafatores tentem mudar alguns
elementos, acrescentar ou tirar alguns elementos da forma de expressão e do
formato com a finalidade de não pagamento dos royalties devidos aos criadores
originais confundindo os nobres julgadores do poder judiciário responsáveis por
dirimir os conflitos de propriedade intelectual após geralmente abusos
cometidos contra os detentores de propriedade intelectual, que desejam não
pagar os royalties merecidamente devidos.
Com
o estrondoso sucesso da empresa Netflix,
que desbancou as empresas de locadoras físicas de filmes, antes disponíveis em
fitas-cassete, e depois em CD-roms,
DVD´s e por fim em Blue-Ray (exemplos de discos ópticos) os criadores do Netflix tentaram vender a inovação para
a Blockbuster (maior locadora de
mídias físicas em discos ópticos do mundo na época) mas não obtiveram sucesso,
hoje a Netflix que vende
entretenimento com opções “ilimitadas” (um grande acervo a um preço mensal
baixo) via “streaming”[1] se tornou referência no
entretenimento além de praticamente extinguir as locadoras físicas de filmes e
até mesmo combater a pirataria e até deixar em desusos e obsoletos os antigos
aparelhos de leitores de CD-rom, DVD-rom, Blue-Ray entre outros apesar de ainda existirem.
Um dos elementos do StudyFlix©
seria se tornar a “Netflix do Ensino,
estudos, acadêmico ou científico com tecnologia, propriedade intelectual,
gerando royalties e recolhendo impostos ao Brasil” oferecendo um
formato onde os assinantes teriam acesso a cursos e livros com grande
quantidade de opções (ilimitada) por um preço baixo mensal, de livros,
vídeo-aulas, congressos, palestras, seminários entre várias outras
possibilidade de transmissão de conhecimento com fins de ensino que existam ou
venham existir num futuro próximo, como por exemplo projeções holográficas
entre outras inovações que possam surgir que representam os dispositivos de
reprodução[2].
Também poderia ser oferecidos descontos
nos cursos de longa duração como os de graduações online. Por exemplo: Curso de
uma universidade “X” Online custa um determinado valor, para os estudantes do StudyFlix©
poderia haver um desconto se for comprado pela plataforma.
Outra opção do StudyFlix© seria
fechar parcerias com instituições de ensino online locais (da cidade do
assinante/estudante) para fechar pacotes semipresenciais ou que tenham que ir a
um local fazer a prova em um local físico para obter os diplomas ou
certificações oferecidas na plataforma StudyFlix©.
Na plataforma StudyFlix© poderia
ter um local para o aluno fazer anotações (semelhante ao de cursos online,
opcional, pode ter ou não). As anotações dos alunos podem virar um PDF escrito
para ser impresso ou ainda vira áudio (programas tipo o Panopreter de converter textos para áudio).
Busca de estudos online na cidade ou
por raio mais próximo de onde o cliente está. No Brasil e em outros países
poderia existir uma área específica para “concurseiros” (alunos dedicados a
passar em concursos públicos ou privados, opção opcional, pode ter ou não) em
geral e cursos preparatórios para os cursos de admissão em faculdades e
universidades do Brasil (ENEM, por exemplo, opcional pode ter ou não).
Na área do aluno poderia ter ou não
(opcional) espaços para estudo e o conteúdo do ensino poderia ser direcionado
as falhas ou progressos dos alunos semelhantes à plataforma Khan Academy plataforma de ensino
gratuita que, por exemplo, vê os exercícios que o aluno está errando mais nos
testes e reforça com mais exercícios onde o aluno está mais errando. E também
pode ter uma área de cursos gratuitos também como nesta plataforma citada.
O StudyFlix© terá que se ater as
questões regulatórias de cada Estado ou País em relação ao ensino, requisitos
mínimos entre outras questões para os diplomas, certificados, horas aulas,
requisitos de cada curso valerem na prática.
StudyFlix©
pode ter a opção de cursos por instituições de ensino, ou a opção
“professores”. Por exemplo, curso de graduação universidade “X”, ou “Aulas de
“matéria X” do Professor tal”. Professores ganhariam direitos autorais pelo
tanto de views[3]
no sistema StudyFlix© assim como a visualização dos livros, palestras,
vídeo aula e todos os materiais que podem ter direitos autorais disponíveis na
plataforma.
O StudyFlix© pode ter um sistema
de buscas de cursos por palavras chaves e notas dos cursos. No Brasil há a nota
do Enade do Governo Federal do Brasil que avaliam os cursos podem ser separados
pelas respectivas notas ou rankings diversos das faculdades e outras
informações relevantes para os alunos.
Há a possibilidade opcional também (pode ter ou não ter) de existência
dentro do StudyFlix© de bibliotecas temáticas relativas ao cursos ou de
qualquer tema como o exemplo abaixo[1]:
No
caso dos livros disponíveis para leitura aos assinantes/estudantes poderia
haver a opção “ouvir o livro em áudio” como uma opção a mais. Assim os livros
virariam arquivos streaming de áudio semelhante ao aplicativo de músicas Spotify.
O StudyFlix© não seria apenas
mais uma “Escola Virtual” ele também seria uma rede social de estudantes
(opcional pode não ter este recurso necessariamente) tipo o Linkedin e Facebook (semelhantes mais não idênticos), contendo amigos ou
pessoas que estudam na mesma área, para os estudantes poderem formar grupos de
estudos, trocarem dúvidas, material e experiências como nos grupos de estudos
do Whatsapp (semelhante mais não
idênticos) atual onde os alunos trocam PDFs, links e demais informações.
StudyFlix© pode
ter (opcional ou não ter) uma área padronizada de ambientes virtuais ou em caso
de vários convênios com várias instituições de ensino ou professores pode
agregar cada modelo de cada site ou sistema de cada instituição de ensino
online, aumentado assim a flexibilidade do StudyFlix©
podendo então o formato do StudyFlix©
ser aberto ou fechado neste requisito.
No exemplo da biblioteca pode ter uma
única biblioteca StudyFlix© ou
acesso a várias e assim por diante em relação a aplicativos entre outros, além
de pode ter interligações com vários outros produtos ou sites dentro do formato
da inovação.
Outro exemplo de recursos adicionais
(opcionais podem ter ou não) do formato de tecnologia seria a de tela uma de
estágios em empregos[1]
Os empregadores também poderiam (opcional no formato) colocar vagas de empregos ou estágios dentro do StudyFlix©, já que o maior objetivo dos estudantes ao fazer um curso ou qualificação é conseguir um bom emprego ou colocação no mercado de trabalho como na rede Linkedin (exemplo de rede social ligada a profissões da atualidade) os assinantes poderiam deixar a opção de compartilhar seus desempenhos nos cursos (boletins virtuais) deixarem eles visíveis ou não em seus perfis da rede social estudantil StudyFlix©
Os grupos de estudos StudyFlix© (opcional no formato) podem
ser utilizados em celulares em aplicativos separados ou conjunto ao formato do StudyFlix© semelhantes aos aplicativos
de mensagens instantâneas Whatsapp[1] por exemplo ou não
(recurso do formato tecnológico é opcional, não essencial ao formato que pode
ser mais enxuto):
O StudyFlix© caso utilize
esta opção em cada vídeo, palestra, seminário, congresso ou demais conteúdos de
ensino, ciência ou acadêmico, pode assim como no Youtube (exemplo de site de compartilhamento de vídeos mais popular
atualmente. Recursos adicionais podem ter ou não) pode ter espaços para
classificação do vídeo pelo público, comentários dos outros participantes da
rede social educativa, e opções semelhantes aos recursos atualmente disponíveis
no Youtube, abaixo uma tela de
exemplo do canal de ensino Univesp TV nesta plataforma:
Uma das formas de rentabilidade do StudyFlix© poderia assim como no Spotify (Serviço de streaming de músicas mais popular atualmente, como exemplo) oferecer vídeos e demais conteúdos com propaganda para os assinantes que não pagassem nada, ou tirar as propagandas dos usuários “premium” semelhante ao utilizado pelo Spotify. Ou também a pessoa pagar uma mensalidade e ter acesso a vários, além de outras opções como cursos mais longos ter que pagar alguma taxa adicional.
Este,
portanto é o Formato de Engenharia da Informação da inovação StudyFlix© com toda sua essência da
obra para fins de tangibilidade da criação intelectual e registro nos órgãos
competentes para que surta todos seus efeitos legais perante terceiros. Alguns
poucos elementos podem ser alterados, suprimidos ou acrescentados sem, contudo
alterar a essência da propriedade intelectual que manterá sua originalidade,
inventividade e funcionalidade intactas.
Final
da Descrição Monográfica da inovação/propriedade intelectual do StudyFlix©(FTPGEVS
- Formato
Tecnológico de uma Provedora Global de Estudos Via Streaming) para fins de
registro/averbação EDA-BR (Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca
Nacional). Todos Direitos Reservados a Chester Martins Pelegrini (Inventor
autônomo brasileiro desde 2.001).
[1]
A referência ao aplicativo Whatsapp é
apenas para reconhecimento e entendimento (cognoscibilidade) da inovação
mostrando recursos, produtos, formatos, aplicativos entre outras coisas
semelhantes. O StudyFlix pode ser associado a um tipo ou vários outros modelos,
sites, aplicativos semelhantes ou concorrentes ou a que venham ser
desenvolvidos especialmente para o formato StudyFlix.
[1]
A tela de exemplo é a do Linkedin
apenas para ilustrar, o StudyFlix pode se associar a um ou vários sites de
buscas de emprego não se restringindo de forma alguma ao modelo aqui
apresentado apenas com objetivos de cognição intelectual da propriedade
intelectual.
[1]
O Layout pode ser de outra forma na prática, é utilizado apenas um exemplo de
um existente para que o formato seja mais bem compreendido e pela tangibilidade
da propriedade intelectual. Exemplo utilizado para o ambiente virtual da
Faculdade Online Damásio Educacional Devry. Conforme a descrição do modelo pode
ser utilizada um modelo padrão, ou até mesmo vários de cada instituição de
ensino correspondente ou os próprios ambientes virtuais já existentes ou
aprimorados em cada instituição de ensino.
Atividade de Design Thinking do Studyflix (Edital de Inovação da Inova Prudente) (Clique aqui para ver a apresentação)
Canvas do Studyflix (Clique aqui para ver o Canvas).
Atividade de Design Thinking do Studyflix (Edital de Inovação da Inova Prudente) (Clique aqui para ver a apresentação)
Canvas do Studyflix (Clique aqui para ver o Canvas).
[1]
Os Livros mostrados servem apenas como exemplo para fins de registro de
Copyrights, seus títulos, capas e conteúdos são propriedade intelectual de suas
editoras e autores. O Exemplo da biblioteca é o utilizado pela Instituição de
Ensino Fipecafi/USP.
[1]
Serviço que passa o conteúdo sem a opção de download, evitando assim a
pirataria, além de proporcionar melhores meios de arrecadação de direitos autorais
pelo tanto de visualizações dos filmes, séries e demais conteúdos oferecidos.
[2]
Hoje em dia os dispositivos mais utilizados são os celulares, tablets, Computadores Individuais, SmartTVs entre outras, o que se quer
proteger é que novos dispositivos podem surgir além dos existentes e garantir a
proteção do StudyFlix também nestes novos dispositivos da “Internet das coisas”
caso vierem a existir.
[3]
Visualizações em inglês, termo mais utilizado atualmente.
[4]
As marcas referentes às universidades são meramente ilustrativas e pertencem
aos seus respectivos proprietários, o objetivo deste registro não é a proteção
do design da inovação, os exemplos tem apenas o objetivo de ilustrar e
proporcionar a tangibilidade da inovação.
Leia-me (Informações Legais/Jurídicas):
Leia-me (Informações Legais/Jurídicas):
Final da Descrição
Monográfica da inovação/propriedade intelectual do BitMoney01$01$01© - Formato
Tecnológico do Inventor autônomo brasileiro Chester Martins Pelegrini (desde
2.001). Aviso Legal/Jurídico©/Atenção: Em caso de utilização da inovação
(criação intelectual aqui denominada STUDYFLIX© bem intangível): O conhecimento transmitido
por esta Monografia que descreve a Obra de Engenharia da Informação (Tecnologia
da Informação) não autoriza qualquer pessoa, empresa ou investidor a utilizar,
materializar, copiar parcial ou totalmente a inovação aqui descrita sem o
devido pagamento dos Royalties ao detentor dos direitos autorais da inovação.
Caso a alguém ou alguma empresa utilize a propriedade intelectual (bem
intangível) do Autor Paulo Eduardo Martins Pelegrini, chamada “STUDYFLIX©”,
mesmo com outra denominação, como forma de atualização de um programa ou
aplicativo, ou de qualquer outra forma a pessoa ou empresa se compromete a
pagar uma indenização no valor de US$ 20.000.000,00 (Vinte milhões de dólares),
mais 10% (dez por cento) de todos os lucros advindos da utilização da inovação
de forma permanente e contínua pagos anualmente enquanto a inovação for
utilizada. Conta poupança para depósito: 0366 013 00015225-3 Banco Caixa
Econômica Federal. Beneficiário: Paulo Eduardo M. Pelegrini na modalidade de
contrato de adesão tácito entre o “Utilizador” e o Autor. Além desta cobrança
de Royalties via judicial e cível o “Utilizador” se sujeitará as sanções penais
do crime de violação de direitos autorais: Art. 184 do Código Penal - Decreto
Lei 2848/40 e possíveis responsabilidades penais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário